22015maio
Alimentação saudável no Idoso: Orientações gerais

Alimentação saudável no Idoso: Orientações gerais

  1. Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
  2. Inclua, diariamente, 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho e trigo, pães e massas), tubérculos como a batata, raízes como a mandioca/macaxeira/aipim, nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos naturais.
  3. Coma, diariamente, pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches
  4. Consuma, diariamente, 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos.
  5. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
  6. Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
  7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Coma-os, no máximo, 2 vezes por semana.
  8. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Consuma poucos alimentos industrializados, como sopas, macarrões prontos secos ou congelados, pois contêm alta quantidade de sal.
  9. Tome líquidos durante o dia, principalmente nos dias mais quentes e quando estiver com sede. Se não sente sede, mesmo assim tome líquidos, pelo menos, a cada 4 horas. Nos dias frios, podem ser substituídos por chás.

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