132015jul

ALIMENTAÇÃO PARA ATLETAS DE CORRIDA

corrida, clinica ffaz, esporte, saúde

Cuidar da alimentação é extremamente importante para qualquer atleta.

O corpo precisa de energia para que possa ter uma melhor performance. Portanto, é necessário que a alimentação do atleta seja cuidada ao longo do dia e não só no pré-treino. É o glicogênio muscular, fonte de energia do nosso corpo, que acumulamos durante as 24h que será utilizado na hora da corrida para evitar a fadiga.

Também é necessária fazer a manutenção na disponibilidade de glicose em treinos longos (mais de uma hora de duração). Estudos recentes mostram que a combinação de carboidratos e proteínas no pré-treino melhoram o rendimento do atleta.

É importante ter uma alimentação com carboidratos complexos, para que não ocorram picos glicêmicos, e proteínas, para que o músculo não seja usado como substrato. O nitrato orgânico presente em alguns alimentos, como a beterraba, ajuda na performance em longas atividades ao melhorar a vasodilatação devido ao aumento do óxido nítrico, favorecendo a perfusão sanguínea.

No dia anterior à corrida é preciso cuidar da alimentação para que se tenha reserva energética nos músculos. Antes da corrida, o ideal é consumir carboidratos de médio ou baixo índice glicêmico, pouco fibrosos e livres de gorduras. A proteína deve ser de fácil digestão. Durante a corrida podem ser suplementados carboidratos em gel ou em pó. Após a competição deve ser feita uma refeição contendo todos os macronutrientes necessários para uma melhor recuperação muscular.

A ingestão de líquidos deve ser feita em todos os tipos de prova. Porém, a partir de 30 minutos é importante que seja feita uma hidratação periódica e se necessário, reposição de carboidratos, sódio e eletrólitos. Já os repositores energéticos melhoram a performance em corridas acima de uma hora, pois são poupadores de glicogênio muscular e repositores de eletrólitos.

Ref.: Dra. islanne Leal – http://clinicaffaz.com.br/service/dra-islanne-leal/ | https://www.facebook.com/islannelealnutri


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *